I Mostra SESC de Cinema Potiguar
02.12.2015 por Carito
Começou ontem em grande estilo a “I Mostra SESC de Cinema Potiguar”. Parabéns a Daniel Rezende, Augusto Araújo e todos do SESC por essa importante iniciativa para o Cinema Potiguar. Fomos muito bem recebidos – frames dos nossos filmes ambientando a entrada do hall do auditório, pipoca, suco, iluminação especial, máquina de fumaça, fotógrafo, tapete… Toda aquela atmosfera bacana de Festival de Cinema. E no hall, uma belíssima exposição com os cartazes dos nosso filmes. Tudo de muito bom gosto! Depois de uma reunião do SESC com os participantes onde foi oficializado tudo, tivemos a abertura oficial com a entrega dos troféus e a exibição dos dois primeiros filmes da mostra: “O Vôo Silencioso do Jucurutu” (de Paulo Laguardia), e “José Bezerra” (de Pedro Medeiros) – dois emocionantes documentários seguidos de um produtivo bate papo mediado pelo jornalista Yuno Silva.
Hoje tem mais. Confira a programação e participe. Todos estão convidados. A entrada é gratuita. Inclusive ressalto aqui a importância da presença de todos os envolvidos nos filmes – e os que quiserem, podem somar nas tertúlias cinematográficas.
Hoje tem filme de Henrique Arruda, Paulo Henrique Borges… E estou muito feliz com a classificação de dois documentários da Praieira Filmes que serão exibidos hoje: o curta “Operação Plástica com Flávio Freitas” e o média-metragem “Histórias Abertas”. Confira a sinopse e ficha técnica desses dois docs abaixo. Aguardo vocês!
OPERAÇÃO PLÁSTICA com FLÁVIO FREITAS
(Documentário – Curta-Metragem) – 10 ́50 ́ ́ – 2011
A aventura solitária e bela do artista plástico Flavio Freitas no seu cotidiano de trabalho. O artista em seu ateliê. O artista na intimidade. O trabalho do artista. O pensamento do artista: o processo criativo, o desenho de observação, a disciplina diária, criar e vender, a história do ateliê na Ribeira, a espiritualidade.
Direção e Fotografia: Carito Cavalcanti & Jocasoares Soares
Roteiro: Carito Cavalcanti
Edição: Joca Soares
Trilha Sonora Original: Edu Gomez
Produção: Carito Cavalcanti
Realização: Praieira Filmes
Distribuição: Ícone / Mudernage Combo
Vencedor categoria audiovisual Prêmio Cultura Potiguar 2012 (Natal-RN)
Melhor Filme Juri Popular Festival Goiamum Audiovisual 2011 (Natal-RN)
Menção Honrosa Festival Goiamum Audiovisual 2011 (Natal-RN)
Menção Honrosa Sagi Cine 2012 (Sagi-RN)
Filme exibido na TV Metropolitano (RN)
HISTÓRIAS ABERTAS
(Documentário – Média-Metragem) – 34’01” – 2015
Desde 2013 que O diretor Carito Cavalcanti veio fazendo de forma homeopática e aleatória o filme “Histórias Abertas”. As histórias foram aparecendo e ele foi registrando-as, quase ao acaso, de forma espontânea. Alguma coisa o levou às histórias ou alguma coisa levou as histórias até ele. Histórias que são contadas de forma convencional ou não. No filme, uma história também é contada através de um poema, de uma performance ou apenas através de imagens e sons. As histórias se abrem, em fragmentos diversos, em uma colagem de subjetividades. Ao estarem juntas dessa forma, as histórias mostram a vida que pulsa ao nossa redor, no grande universo das pequenas coisas.
Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti
Edição e Finalização: Levi Herrera Gobetti
Trilha Sonora Original: Edu Gomez e Vini Frota
Realização: Praieira Filmes
ELENCO: Valeria Oliveira - Renata Marques - Ramilla Souza – Desvio Cegos Desvio Coletivo – Laboratório de Práticas Performativas da USP – Cruor Arte Contemporânea – Corbiniano Lins - Nathalia Santana - Monica Mac Dowelll - Camilo Lemos – Sivuca – Maria Luiza Lemos – Ana Beatriz Lemos - Pedro Neto - Tom E Cor - William Marcussen – DD – Yuri Queiroz – Vitor Hugo – Darci Santana - Regina Azevedo - Jubileu Filho – Sérgio Groove - Sami Tarik Soares - Dudu Campos – Aluízio Pisão
Lançamento no Auditório do IFRN (Cidade Alta – Natal) – Outubro de 2015
Participou da Mini Mostra Guria (Ponta Negra – Natal) – Novembro de 2015